PaGaGnini, Mário Laginha e Pedro Burmester confirmados no “Festival Música em Leiria” 2019

| 2018-11-29

Dupla de pianistas abre festival a 23 de março no Teatro José Lúcio da Silva

FML 2019PaGaGnini1

O irreverente quarteto de cordas espanhol PaGaGnini e a dupla de pianistas Mário Laginha e Pedro Burmester juntam-se a Ivan Lins e à Glenn Miller Orchestra, entre os nomes confirmados para a 37.ª edição do Festival Música em Leiria (FML), o mais antigo festival de música do País a realizar-se de forma ininterrupta. O grupo PaGaGnini atua a 30 de março, no Teatro José Lúcio da Silva (TJLS), e a dupla de pianistas irá protagonizar, na mesma sala de espectáculos, a 23 de março, o concerto que marca o arranque daquela que será a edição mais ampla de sempre deste festival organizado pelo Orfeão de Leiria que decorre até ao dia 25 de abril.

«É com grande orgulho que anunciamos a presença dos PaGaGnini no 37.º Festival Música em Leiria, um grupo várias vezes premiado internacionalmente, que, em conjunto com os outros nomes já anunciados, evidencia a qualidade artística que compõe este evento e a aposta na diversidade, não fosse este um espetáculo que junta comédia e diversos estilos musicais», refere Acácio de Sousa, presidente do OLCA. Sobre o concerto de abertura do FML, o responsável destaca que «é um prazer e uma grande honra poder contar com a presença de Mário Laginha e de Pedro Burmester na abertura do Festival pela forma inspiradora como representam ao mais alto nível o nosso país no panorama musical, e como em palco, enquanto dupla, apresentam o casamento perfeito entre o jazz e o estilo clássico».  

O grupo PaGaGnini representa a terceira confirmação internacional do evento. Vindos de Madrid, quatro músicos conceituados irão apresentar, em Leiria, um espetáculo que reúne humor e loucura, homenageando alguns dos momentos altos da história da música clássica, numa fusão de estilos que junta Mozart, Vivaldi, U2, SWarasate, Manuel de Falla e Paganini, proporcionando um “desconcerto” que reinventa a forma de criar e interpretar um recital.     

Além de protagonizarem o espectáculo de abertura do FML, os pianistas Mário Laginha e Pedro Burmester são os primeiros nomes nacionais anunciados pela organização, que promete um programa de grande multiplicidade artística com uma forte aposta em artistas internacionais, mas também em novos talentos da música nacional. Apesar de unidos por uma formação musical clássica, Mário Laginha e Pedro Burmester têm percursos diferentes, Laginha mais próximo do jazz e cultor da fusão e recriação de múltiplas músicas do mundo, e Burmester mais orientado para a interpretação de um repertório clássico. Com uma colaboração cimentada por uma longa amizade e cumplicidade documentada no álbum Duetos, têm-se sucedido os concertos desta dupla de perfil único, que uniu inclinações musicais, experiências e o gosto pelo desafio.

Os bilhetes para os espectáculos anunciados pela organização do Festival já estão à venda nas bilheteiras do TJLS e também no site, através do endereço www.teatrojlsilva.pt

Até dia 25 de abril o FML levará espetáculos de música clássica e jazz a 10 concelhos do distrito: Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Pombal, Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.        

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter