AO Évora reúne membros em jornada diocesana

| 2018-03-08

Formação diocesana

O Apostolado da Oração (AO) de Évora organizou, uma Jornada Diocesana na qual se abordaram temas como 'Os desafios para a Quaresma, a partir da carta do Papa Francisco'; 'Oração e ação na proposta espiritual do Apostolado da Oração'; e 'Como dinamizar a vida de um Centro do Apostolado da Oração'.

Orientada pelo Diretor da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, António Valério, sj, a sessão, que decorreu na Sala de Atos do Seminário de Évora, contou com a presença de mais de uma centena de participantes oriundos de 17 Centros paroquiais do AO: Sé, S. Mamede, S. Brás, Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora de Fátima (Évora), Alcáçovas, Pavia, Cabeção e Mora, Portel, Reguengos de Monsaraz, Mourão, Redondo, Vila Viçosa (S. Bartolomeu), Elvas, Campo Maior e Fronteira.

Fernando Marques, Diretor Diocesano, sublinha a intervenção de António Valério, sj, quando este recordou as palavras do Papa partindo da citação "Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos" (Mateus 24, 12). "A grande tribulação por que haveriam de passar os crentes: guerras, cataclismos, perseguições e que iriam perturbar e esfriar os seguidores de Cristo, tem-se repetido ao longo dos tempos, incluindo os atuais", realça Fernando Marques.

António Valério, sj, recordou, ainda, na jornada, "as soluções para todos os males" apontadas por Francisco e já recomendadas por Jesus: "a oração (ajuda-nos a descobrir as mentiras, com que nos enganamos), a esmola (liberta-nos da ganância e ajuda-nos a descobrir que o outro é nosso irmão) e o jejum (desperta-nos, torna-nos mais atentos a Deus, o único que sacia a nossa fome, e ao próximo)", enumera o Diretor Diocesano.

Tomando o exemplo de Santa Teresinha do Menino Jesus e S. Francisco Xavier, António Valério, sj, propôs como modelo de vida a "prática de boas obras em benefício do próximo necessitado", pois "a oração deve conduzir sempre à ação".

D. José Alves, arcebispo de Évora, esteve presente na jornada e dirigiu "palavras de estímulo e de louvor" aos membros do AO, recordando-lhes que "a oração deve ser a retaguarda da acção" e que "tanto Jesus como o Papa Francisco, na sua simplicidade e proximidade, recomendam uma oração contínua".

A Jornada Diocesana terminou com orientações práticas, seguidas de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e da celebração eucarística, na Igreja de São Mamede.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter