Bispo celebrou Ceia do Senhor com migrantes e refugiados

| 2019-04-19

D. João Marcos destacou a importância de abrir o coração a todos quantos buscam «condições para viverem dignamente»

O bispo de Beja, D. João Marcos celebrou a Missa da Ceia do Senhor com a presença de vários migrantes e refugiados que estão a ser acompanhados pela Cáritas diocesana no território alentejano.

Na homilia da celebração, enviada hoje à Agência ECCLESIA, D. João Marcos destacou a missão dos cristãos em serem “testemunhas” no mundo da “caridade” que vem de Deus.

Como? Abrindo por exemplo os corações a todos quantos hoje “batem à porta da Europa e de Portugal procurando fugir das suas terras onde a fome e as guerras não deixam condições para viverem dignamente”.

Na celebração esteve também uma mala que faz parte do projeto ‘Partilhar a Viagem’, uma iniciativa de sensibilização promovida pela Cáritas em benefício dos migrantes e refugiados, e que tem a particularidade de conter “várias histórias de migrantes escritas pelos próprios, nas quais contam as aventuras por que passaram até aqui”, recordou o bispo alentejano.

Que incentivou as comunidades a amar estes homens, mulheres e suas famílias “com o mesmo amor, com os mesmos sentimentos e com o mesmo espírito de Jesus”.

Aquele responsável católico deixou uma mensagem de incentivo à Cáritas Diocesana de Beja, “que é expressão ativa e generosa da Caridade desta Igreja que somos todos nós.

“Parabéns pelo trabalho que estais realizando e coragem para não vos cansardes de fazer o bem a tantas pessoas que precisam de ajuda nesta cidade e nesta diocese”, disse D. João Marcos.

Durante a celebração da Ceia do Senhor, esta Quinta-Feira Santa na Catedral de Beja, o bispo alentejano lavou os pés a vários migrantes e refugiados que estão a ser apoiados pela Cáritas local.

(Agência Ecclesia/JCP)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter