Bispo da Guarda exorta cristãos «a redescobrirem juntos a verdadeira justiça vinda do coração de Deus»

| 2019-01-11

D. Manuel Felício antecipa Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que vai decorrer entre 18 e 25 de janeiro

O bispo da Guarda apela ao diálogo e à comunhão entre todas as comunidades cristãs, no âmbito da próxima Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que vai decorrer entre 18 e 25 de janeiro.

Num texto publicado pelo jornal ‘A Guarda’, D. Manuel Felício, que integra a Comissão Episcopal para a Educação Cristã e Doutrina da Fé, faz votos de que “esta semana ajude os cristãos a redescobrirem juntos como a verdadeira justiça vinda do coração de Deus é o caminho do reencontro entre todos os seus filhos”.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos tem este ano como lema a frase ‘Procurarás a justiça, nada além da justiça’, tirada do livro do Deuteronómio.

Os materiais para a nova edição da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos chegam desta vez dos cristãos da Indonésia, país de maioria muçulmana, que conta com cerca de 10 por cento de cristãos, de diversas denominações, e “onde o crescimento económico tem por trás muita injustiça”, sublinha D. Manuel Felício.

“Também as divisões entre as várias denominações cristãs têm por trás muitas injustiças, umas derivadas da não aplicação das recomendações da Palavra de Deus, outras vindas dos sistemas públicos instalados”, frisa o bispo da Guarda.

O Oitavário de Oração pelos Cristãos começou a celebrar-se em 1968 e teve como primeiro tema ‘Para o louvor de sua glória’ (Efésios 1,14).

Portugal foi responsável pelo desenvolvimento dos materiais de apoio do Oitavário em 1996, vivido com o tema ‘Eis que estou à porta e bato’ (Apocalipse 3, 14-22), e o encontro preparatório realizou-se na altura em Lisboa.

(agência Ecclesia/JCP)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter