Bispo da Guarda ordena D. António Luciano

| 2018-06-12

Novo bispo de Viseu recebe ordenação episcopal, este domingo, na Sé da Guarda

O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, vai ordenar, este domingo, às 16h00, na Sé daquela cidade, D. António Luciano que foi nomeado pelo Papa Francisco o novo bispo de Viseu.

Na cerimónia serão coordenantes D. Ilídio Leandro, atual Bispo de Viseu, e D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, sede da Província Eclesiástica de Braga a que pertence a Diocese de Viseu, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA

O Papa Francisco nomeou, a 3 de maio, como bispo de Viseu o cónego António Luciano dos Santos Costa, vigário episcopal para o Clero da Guarda, sucedendo a D. Ilídio Leandro, de 67 anos, que renunciou por motivos de saúde.

D. António Luciano escolheu como lema episcopal «Fiat voluntas tua» (seja feita a tua vontade) que integra o brasão episcopal, que foi desenvolvido pelo arquiteto António Saraiva e que terá alguns elementos relacionados com a vida e a região de origem do novo bispo de Viseu.

O brasão episcopal faz referência à Serra da Estrela, a Nossa Senhora, aos rios Alva e Mondego, e à candeia como fonte de luz e distintivo do curso de enfermagem.

O novo bispo português nasceu a 26 de Março de 1952, em Corgas, freguesia e paróquia de Sandomil (Seia), distrito e Diocese da Guarda.

D. António Luciano dos Santos Costa trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra; depois de cumprir o serviço militar em Moçambique, retomou funções nos Hospitais da Universidade de Coimbra, completando a formação em enfermagem.

O novo bispo de Viseu que vai substituir D. Ilídio Leandro iniciou o percurso para a formação sacerdotal no ISET (Coimbra), aos 28 anos de idade, prosseguindo os estudos no Seminário da Guarda.

Foi ordenado diácono a 8 de dezembro de 1984 e padre a 29 de junho de 1985, na Sé da Guarda.

O início da atividade pastoral na Diocese de Viseu está marcado para o dia 22 de julho.

(Agência Ecclesia/LFS)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter