Bispo Santarém apresenta Semana Santa como momento de «densidade espiritual»

| 2019-04-15

D. José Traquina diz que celebrações são momento para contemplar «grandeza do Amor» de Deus

O bispo de Santarém convidou os católicos da diocese a viver os dias da Semana Santa como um momento de especial “densidade espiritual”, em que se manifesta a “grandeza do Amor” de Deus.

“Esta celebração desafia-nos a acompanhar Cristo na sua Páscoa. Para os cristãos, a Semana Santa deve ter a marca da Paixão do Senhor, e ser vivida com densidade espiritual”, assinalou D. José Traquina, na homilia da Missa a que presidiu este domingo, na catedral diocesana.

Na celebração de Ramos, o responsável destacou o “ritmo e beleza da Liturgia da Igreja”, nos dias centrais do calendário católico, que levam à celebração da Páscoa.

“Vivamos esta Semana Santa, com Fé confiante, gratidão e generosidade, contemplando a grandeza do Amor com que Deus nos consagrou como seus Filhos”, apelou.

Este amor, acrescentou, “também se vive em situações de sacrifício e de luta interior”.

D. José Traquina observou que, para os cristãos, a morte de Jesus se reveste de “uma intensidade e um significado especial”.

“Para dar início a uma nova História humana, para fazer luz na escuridão da vida e da sociedade, para recuperar o verdadeiro sentido da liberdade humana, para que a verdade acerca de Deus e acerca do ser humano fosse revelado, para que a justiça triunfasse, Jesus entrega-se e morre por Amor”, declarou.

A Igreja Católica iniciou, com o Domingo de Ramos, a celebração da Semana Santa, os momentos centrais do ano litúrgico que, nas igrejas e nas ruas, recordam os momentos da Paixão de Jesus.

(agência ecclesia/OC)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter