Bispos católicos publicam vídeo sobre crise social, «em defesa do povo»

| 2019-05-16

Conferência Episcopal apela ao fim da violência e espera «justiça internacional»

A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) lançou, através do YouTube, um vídeo com imagens da crise social que afeta o país, pedindo o fim da violência e ajuda internacional, “em defesa do povo”.

“No meio das condições adversas vividas pelo país e do alto risco vivido pelos cidadãos nos últimos anos, o episcopado venezuelano manteve-se em defesa do povo”, assinala uma nota divulgada pela CEV através das redes sociais, dado que se encontra “impossibilitada” de atualizar a sua página oficial na internet.

O texto denuncia a “onda de violência desencadeada entre a população” pelo Governo de Nicolás Maduro.

O vídeo apresenta pessoas à procura de alimentos no lixo, violência contra jovens que protestavam nas ruas, as cidades paralisadas pela falta de eletricidade ou, num ponto de vista positivo, a solidariedade com quem mais sofre, nas chamadas mesas populares.

A Conferência Episcopal da Venezuela conclui com um apelo a não responder com violência às provocações do Governo, confiando “na justiça internacional que terá de chegar”.

Na terça-feira, a Amnistia Internacional apresentou o relatório ‘Fome de Justiça – crimes contra a humanidade na Venezuela’, no qual acusa Nicolás Maduro de ter usado as instituições do país para castigar as vozes que pensam de forma diferente.

(Agência Ecclesia/OC)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter