Catequeses para a vivência do Ano Missionário

| 2018-12-07

Catequetas portugueses criaram subsídios e orientações para a vivência do Ano Missionário extraordinário

«Todos, Tudo e Sempre em Missão» é tema da Nota Pastoral com que a Conferência Episcopal Portuguesa promulgou um Ano Missionário extraordinário que decorre de outubro de 2018 a outubro de 2019.

Os catequetas, conscientes da “preocupação de formar a consciência missionária dos mais novos em contexto de transmissão da fé e encontro com Jesus Cristo”, quiseram responder ao apelo dos Bispos portugueses e criaram “um conjunto de catequeses para a infância e adolescência e sugestões de ação para os catequistas”.

“A Catequese da Infância e da Adolescência é um percurso de fé, cuja grande finalidade é exatamente a de «fazer discípulos» (CT,1) de Jesus, o Filho de Deus. Por isso a catequese deve ser missionária procurando despertar nas crianças e adolescentes o sentido missionário da sua vocação cristã, ajudando-os a assumir o compromisso inerente, manifesto em serviço/gestos gratuitos de solidariedade, fraternidade, partilha e entrega aos outros”, afirmam no documento que introduz os novos subsídios.

No final os autores das catequeses fazem votos para que “ao longo deste ano, os adolescentes das nossas catequeses, possam descobrir a necessidade da missão e, ao mesmo tempo, deixar-se seduzir pela beleza de ser discípulo missionário de Jesus”.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter