Padre Pedro Arrupe a caminho dos altares

| 2018-12-07

Biógrafo do jesuíta dá conferência em Lisboa

Pe. Pedro Arrupe

O P. Pedro Miguel Lamet, jesuíta que foi o biógrafo do P. Pedro Arrupe, vai estar em Portugal para dar uma conferência sobre o antigo Superior Geral dos Jesuítas cujo processo de beatificação arrancou recentemente.

"Pedro Arrupe a caminho dos altares" é o título da conferência que acontecerá no dia 18 de dezembro, às 21h30, no auditório do Colégio São João de Brito, em Lisboa.

Este encontro será antecedido pelo apresentação do último livro do autor, intitulado "Saborear e saber", que recolhe a sabedoria de várias tradições religiosas. A obra, editada pela Tenacitas, será apresentada pelo Padre Jesuíta Vasco Pinto de Magalhães.

Além da pertinência da sua obra, a vinda de Pedro Miguel Lamet a Portugal para falar de Pedro Arrupe ganha particular relevância, tendo em conta o anúncio do início do processo de beatificação do jesuíta, que foi feito em julho pelo Superior-geral dos Jesuítas, P. Arturo Sosa.

Apesar de o processo já estar em marcha, a abertura oficial da causa deverá acontecer no dia 5 de fevereiro, data em que se assinala a morte do antigo superior geral da Companhia de Jesus.

Segundo avançou, há algumas semanas, ao Ponto SJ (portal dos jesuítas em Portugal), o postulador geral da causa, P. Pascual Cebollada, no processo deverão ser ouvidas 120 testemunhas, nas quais se incluem leigos, jesuítas e outros religiosos, bem como analisadas muitas centenas de documentos escritos pelo Padre Arrupe.

Este evento acontece também numa data importante, uma vez que no dia 18 se assinala o Dia Internacional do Migrante, causa a que o padre jesuíta foi particularmente sensível, ao criar o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS).

O Padre Pedro Arrupe foi um jesuíta espanhol que nasceu em 1907, tendo sido missionário no Japão durante muitos anos. Foi Superior Geral da Companhia de Jesus entre 1965 e 1983. A entrada na conferência é livre.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter