Via Sacra pelo Cuidado da Criação

| 2019-04-18

O percurso da Via Sacra terá início junto à CERCI, na Av. Avelino Teixeira da MotaCuido

O Focus Ecológico Franciscano de Marvila das Paróquias de S. Maximiliano Kolbe e de Santa Beatriz da Silva, organizou para Sexta-Feira Santa, 19 de abril, pelas 21h00 uma Solene Via Sacra pelo Cuidado da Criação.

Uma Via Sacra presidida pelo Bispo das Forças Armadas e da Segurança, D. Rui Valério e que é inspirada “no desafio de converter-nos para fazer da Criação um Jardim”, escreve na nota enviada à Angelus TV o Frei Fabrizio Bordin, Pároco de S. Maximiliano Kolbe e de Sta Beatriz da Silva.

O percurso da Via Sacra terá início junto à CERCI, na Av. Avelino Teixeira da Mota; Segue pelo Parque Urbano do Vale de Chelas (Caminhos de Fátima) e terminará na Praça Raul Lino, no Bairro dos Lóios.

Na mesma nota é lançado o desafio a que “Percorramos a via-sacra juntos com Jesus. Com Ele paremos ao longo do caminho encontrando os mártires do nosso tempo, mulheres e homens condenados à morte, não por uma causa de uma sentença infligida, mas pelos nossos estilos de vida. Sim, o nosso estilo de vida pode condenar à morte”.

As reflexões terão como base a Encíclica Laudato Sì, do Papa Francisco, e algumas passagens da Sagrada Escritura. As palavras do Santo Padre definem a história e o presente de uma humanidade que perdeu o horizonte, longe daquele caminho que Deus Pai tinha mostrado no Éden, ao ponto de crucificar o seu próprio Criador, hoje como há dois mil anos atrás.

"Não deixemos que passe em vão este tempo favorável! Peçamos a Deus que nos ajude a realizar um caminho de verdadeira conversão. Abandonemos o egoísmo, o olhar fixo em nós mesmos, e voltemo-nos para a Páscoa de Jesus; façamo-nos próximo dos irmãos e irmãs em dificuldade (...) Assim, acolhendo na nossa vida concreta a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, atrairemos também sobre a criação a sua força transformadora." in Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2019.

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter