CIMRL apresenta Plano Combate ao Insucesso Escolar

| 2018-03-08

A CIMRL assume a educação como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável da região

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) aprovou o projeto “Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria” que já está em ação nos municípios associados, através da contratação de equipas multidisciplinares, e que se prolonga até 2020.

Em reunião com a rede de escolas do ensino profissional da região, o Conselho Intermunicipal aproveitou para fazer a apresentação das atividades e das principais ações que serão realizadas na comunidade escolar, com a participação de todos os agentes: escolas, alunos, professores, equipas multidisciplinares, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação, em parceria com os 10 municípios associados.

A CIMRL assume a educação como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável da região, com o objetivo de promover processos de articulação e complementaridade que permitam, às crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, num total de cerca de 15 mil alunos, o acesso a um conjunto de atividades complementares, capazes de fomentar a igualdade de oportunidades, promover a redução do abandono escolar e o sucesso educativo e desenvolver todo o potencial de aprendizagem dos alunos.

As várias ações previstas na candidatura, que tiverem por base um estudo de diagnóstico das necessidades das escolas de todo o território, efetuado pelo IPLeiria, estão a ser preparadas para terem início em setembro de 2018.

Em destaque estão sete atividades, que incluem intercâmbio de experiências para conhecimento de iniciativas diferentes de promoção do sucesso escolar; a contratação de equipas multidisciplinares; a promoção da educação para o património da Região de Leiria; ações de sensibilização para a promoção da saúde dos alunos; ações de expressão musical, ciência e tecnologia e empreendedorismo, bem como a aquisição de equipamentos tecnológicos para as escolas do ensino pré-escolar e 1º ciclo, de apoio às ações a realizar.

Está ainda prevista a realização de workshops e seminários, direcionados à Comunidade

Educativa, com o objetivo de propiciar espaços de partilha de ideias e de experiências, bem como estimular novas aprendizagens e a criação de instrumentos de monitorização/acompanhamento do percurso dos alunos das escolas de toda a Região de Leiria.

O “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria” resulta de uma candidatura da CIMRL ao Programa Operacional Centro 2020, no valor global de 2 milhões e 600 mil euros.

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter