Santarém recebe festival de Órgão

| 2018-11-09

Até dia 18 de novembro Santarém recebe o FÓS – Festival de Órgão de Santarém. Um evento que celebra os 150 anos da Cidade de Santarém, conhecida como capital dos Órgãos Históricos e que também assinala o Ano Europeu do Património Cultural.

Margarida Oliveira, Organista, e Bruno Nogueira, cantor, iniciam a primeira edição do FÓS com um concerto na Igreja da Misericórdia, sexta-feira, dia 9 de novembro, às 21h00.

No sábado, dia 10, irá realizar-se o primeiro passeio musical, que iniciará com um mini-recital Órgão, às 16h00, na Igreja de Nª Sra de Marvila, pelo Conservatório de Música de Santarém, seguido de Órgão, às 16h35 na Igreja da Misericórdia, com alunos da Escola Superior de Música de Lisboa e termina às 17h10 com Órgão e Coro na Igreja de S. Nicolau. Aqui poderemos ouvir Inês Machado, no órgão a acompanhar o Coro do Círculo Cultural Scalabitano.

Às 21hoo, na Igreja de Marvila haverá um concerto de Órgão e Orquestra, com André Ferreira e a Orquestra Bomtempo, dirigida pelo maestro Cesário Costa.

O programa do primeiro fim de semana do Festival de órgão de Santarém, termina no Domingo, com um Concerto de Órgão e Coro, na Sé Catedral, às 16h00, com o organista Filipe Veríssimo e o Coro Polifónico da Lapa dirigido pelo Maestro Tiago Ferreira

Nesta primeira edição do Festival de Órgão de Santarém - FÓS propõe-se apresentar o órgão, sobretudo, num contexto de música de câmara, quer no papel de acompanhador, quer como o instrumento de maior relevo no seio de uma orquestra, nunca descurando a sua autoridade como instrumento solista.

Este I Festival de Órgão de Santarém nasce da vontade de três entidades, Câmara Municipal de Santarém, Diocese e Santa Casa da Misericórdia com o apoio do Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), de criar uma vivência de aproximação e abertura do património à cidade e às suas gentes.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter