Câmara da Batalha defende construção de passeios nas estradas nacionais

| 2019-03-06

A Câmara da Batalha analisou com preocupação os riscos de acidente em estradas nacionais sob responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP), nomeadamente na EN 356 (Batalha/Fátima) e EN 1, na zona da Amieira, onde recentemente se registou um acidente mortal por atropelamento.

Trata-se de uma situação antiga e objeto de anteriores reclamações por parte do Município e que agora a Câmara Municipal preconiza novamente, disponibilizando-se para colaborar com a IP no sentido de estudar a possibilidade de construção de passeios que possam reforçar a segurança dos peões.

Na EN 356 na zona urbana da Vila da Batalha e até ao Casal do Quinta, cuja dominialidade passou recentemente para a esfera do Município da Batalha, estão já em curso projetos para a realização de passeios em toda a extensão da via.

Na EN 1 (Lisboa/Porto), na zona da Amieira, que concentra uma forte atividade comercial e de serviços, a Câmara Municipal da Batalha, com competências novas ao nível das vias de comunicação (no âmbito do processo de descentralização), irá propor à concessionária IP uma parceria para a realização de passeios que garantam maior segurança às pessoas que utilizam aquela via nacional.   

Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara, sublinhou que a “conservação das estradas nacionais 1 e 356 é da responsabilidade da IP e que o município já defendeu a necessidade de serem construídos passeios dentro das zonas urbanas. Tendo agora a Câmara novas competências neste domínio, estamos empenhados em colaborar com a concessionária para o reforço de medidas que contribuam para a segurança destas importantes vias”.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter