Ivan Lins encerra 37.º Festival Música em Leiria com a Orquestra Filarmonia das Beiras

| 2019-04-17

Dia 25 de abril, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria

O cantor e compositor brasileiro Ivan Lins irá protagonizar o espetáculo de encerramento da 37.ª edição do Festival Música (FML), na próxima quarta-feira, dia 25 de abril, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Para este concerto que junta Ivan Lins com a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob orientação do maestro e diretor artístico do Festival, António Vassalo Lourenço, e com o Coro do Orfeão de Leiria, o músico convidou ainda Ana Lains, artista portuguesa com quem tem uma forte ligação musical e com quem colabora há vários anos, para uma celebração das culturas musicais brasileira e portuguesa.

No dia em que se assinala o 45.º aniversário do 25 de Abril, Ivan Lins apresenta um repertório que mistura o jazz e a bossa nova com a suavidade da música brasileira, onde se destacam os temas “Somos Todos Iguais Nesta Noite”, “Meu País, “Aos Nossos Filhos”, “A Gente Merece Ser Feliz”, “Vitoriosa”, “Madalena” ou “Fado Saramago”. O cantor e compositor brasileiro recupera ainda alguns dos seus temas mais icónicos, que integraram as bandas sonoras de algumas das principais telenovelas brasileiras, como “Começar de Novo”, “Lua Soberana” ou “Lembra de Mim”.

Ao unir o músico internacional com a Orquestra Filarmonia das Beiras, uma das mais reputadas orquestras do País, o FML pretende contribuir para a promoção da música e da cultura como um todo, junto de diferentes públicos, aspeto que se destaca com a participação do Coro do Orfeão de Leiria neste espetáculo, enquanto formação composta maioritariamente por intérpretes amadores. A participação de Ana Laíns como artista convidada impacta ainda na componente intercultural do FML, representada neste espetáculo pela aproximação de Portugal e Brasil pela música.  

Ivan Lins é um dos mais importantes compositores e intérpretes da música popular brasileira, sendo o mais reconhecido dentro do estilo que junta jazz e bossa nova. Trabalhou com grandes nomes da música, como Simone, Barbra Streisand, Elis Regina ou Quincy Jones, tendo recebido inúmeros prémios, entre os quais vários Grammy Awards. As composições de Ivan Lins são uma fonte inesgotável de recursos harmónicos, melodias deliciosas e fáceis de gostar.

Até 25 de abril, decorre a edição mais ampla de sempre do FML, levando 15 espetáculos (10 de entrada gratuita) de música clássica, bossa nova, jazz e dança a 10 concelhos do distrito: Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Pombal, Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. Mário Laginha, Pedro Burmester, PaGAGnini, Plataforma Displaced, Ivan Lins, Luís Figueiredo, André Gaio Pereira, Francisco Sassetti, Danças Ocultas e Trio Pangea, estão entre os grupos e artistas que marcam presença na sua 37.ª edição.

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter