Jornadas SUPERA chegam a Leiria

| 2019-04-12

O evento é constituído por quatro atividades principais com a duração de três dias

As Jornadas SUPERA vão realizar-se de 2 a 4 de maio, no Instituto Politécnico de Leiria.

Trata-se de um evento “multifacetado, organizado pela SUPERA - Associação Científica e Técnica, de Natureza Multidisciplinar – que visa promover o conhecimento e divulgação do que de melhor se faz na área dos produtos e serviços de apoio facilitadores da acessibilidade / mobilidade de TODOS, com especial atenção para as pessoas com necessidades especiais.

Além disso, também têm como objetivo criar um espaço expositivo interativo, em que diversas soluções técnicas podem ser observadas e experimentadas pelo público em geral no seu contexto real e autêntico.

O evento é constituído por quatro atividades principais com a duração de três dias: a Conferência Científica, destinada à partilha de trabalhos e projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

Os Workshops para aperfeiçoamento de conhecimentos profissionais.  A Expo-SUPERA (Exposição de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade) para dar a conhecer produtos, serviços, projetos académicos e de investigação relacionados com a engenharia de reabilitação, as tecnologias de apoio e a acessibilidade em geral.

Aqui será apresentado o projeto MeTA - Memória e Mostra Museológica de Tecnologias de apoio. Trata-se de um projeto cooperativo de memória e mostra museológica de tecnologias de apoio em Portugal que a SUPERA começou a desenvolver em colaboração com instituições, empresas e pessoas, no âmbito da organização das Jornadas SUPERA 2019.

O TOM (Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade) que se baseia na iniciativa Tikkun Olam Makers que decorre em vários países do mundo. Nesta iniciativa, os desafios de desenvolvimento de produtos de apoio e tecnologias de acessibilidade são lançados por pessoas com deficiência e por pessoas conhecedoras das suas necessidades que integrarão as equipas de desenvolvimento (Makers). Os resultados serão Open Source e partilhados pela comunidade internacional dos TOMs (http://tomglobal.org/ ). O TOM: Leiria é o segundo evento desta natureza que a SUPERA organiza em Portugal.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter