“Juntos numa só família humana” na Semana Cáritas

| 2019-03-12

“Juntos numa só família humana” é o mote para a Semana Cáritas que terá lugar de 17 a 24 de março. Uma iniciativa a nível nacional que antecede o Dia Nacional Cáritas, celebrado no 3º Domingo da Quaresma.

O objetivo é que em todo o país se realizem atividades de reflexão sobre a ação social, atividades de animação pastoral e ainda angariação de fundos e por isso será realizado o peditório público nacional.

D. José Traquina, Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, na sua mensagem para o Dia Nacional Cáritas recorda que “sabemos por experiência própria que é a partir do encontro pessoal, mais mediato ou menos mediato, com o outro que compreendemos melhor quem somos”. E por isso, salienta que “há que cuidar do mundo, cuidando, ao mesmo tempo, da qualidade de vida dos mais pobres”.

D. José Traquina afirma que “A solidariedade não pode permanecer no abstrato. A missão da Cáritas é despertar para esta solidariedade no concreto (…)”.

No ano de 2017 o Peditório Público angariou um total de 181.487,45 euros que foram aplicados nos diferentes projetos diocesanos de apoio à população em situação de carência.

No ano de 2018 a rede nacional Cáritas registou mais de 120 mil atendimentos. “Estes são números que representam uma leitura da sociedade portuguesa que nos continua a dizer que há um número demasiado elevado de pessoas que necessitam de apoio da sociedade civil para poderem responder às necessidades básicas de sobrevivência e de dignidade humana” afirma Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter