Município promove formação sobre agricultura biológica

| 2018-03-13

A Câmara Municipal possui duas hortas comunitárias em funcionamento

O Município de Leiria promove, durante o mês de março, um conjunto de ações de formação gratuita no âmbito do Projeto Hortas Verdes, extensiva a todos os munícipes que pretendam participar ou tenham interesse em agricultura biológica.

Na primeira ação, marcada para dia 14, entre as 18:30 e as 20:30, é feito um enquadramento do programa "Hortas Verdes de Leiria", seguido de uma abordagem à agricultura biológica.

O Projeto Hortas Verdes tem como objetivo a adoção de boas práticas agrícolas, com especial incidência na agricultura biológica, visando também tratar dos espaços existentes nas áreas urbanas, mantendo-os com utilidade e envolvendo os munícipes.

A avaliação efetuada do projeto é muito positiva, sendo que existe lista de espera para integrar as hortas comunitárias, para uma atividade que se constitui também como uma forma de lazer e de socialização cada vez mais procurada pelas pessoas em meio urbano.

A Câmara Municipal possui duas hortas comunitárias em funcionamento, nomeadamente na Quinta da Gordalina e Encosta do Castelo.

De acordo com o plano de formação (abaixo), serão abordados temas como a agricultura biológica, instalação e manutenção da horta, compostagem, estrutura ecológica e sanidade vegetal, rega, caldas e tratamentos.

O módulo de formação dirigido aos hortelões do Projeto Hortas Verdes, desta vez será aberto a todos os munícipes, mediante inscrição através do email: hortasverdes@cm-leiria.pt e irá decorrer no Centro de Interpretação Ambiental (CIA).

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter