P. José Manuel Pereira de Almeida é vice-reitor da Universidade Católica

| 2018-09-13
Pe. José Pereira de Almeida

O P. José Manuel Pereira de Almeida, professor auxiliar da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), será o novo vice-reitor da instituição para os Assuntos Pastorais, Ética e Responsabilidade Social, informou a reitora.

Doutorado em Teologia pela Universidade Gregoriana (Roma), o sacerdote da diocese de Lisboa leciona Ética Social Cristã e Teologia Moral Social na Faculdade de Teologia e Doutrina Social da Igreja no Instituto de Estudos Políticos.

Na Faculdade de Teologia é igualmente coordenador científico do curso “Pensamento Social Cristão. Memória e Projeto", ministrado em regime de “e-learning”.

Na orgânica da Conferência Episcopal Portuguesa ocupa o cargo de secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, dirige o Secretariado Nacional da Pastoral Social e é o coordenador nacional da Pastoral da Saúde. Foi escolhido para assistente eclesiástico da Comissão Nacional Justiça e Paz e da Cáritas Portuguesa.

Aos 65 anos, José Manuel Pereira de Almeida, colaborador da página do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, é o responsável pela paróquia de Santa Isabel, no patriarcado de Lisboa, pertencendo ao seu conselho presbiteral.

Médico, especialista de Anatomia Patológica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, o novo vice-reitor é vice-presidente da Comissão de Ética da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, presidiu à Sociedade Portuguesa de Citologia e é membro da Sociedade Científica da UCP.

Na carta dirigida à comunidade académica, Isabel Capeloa Gil informa também que Fernando Ferreira Pinto foi nomeado vice-reitor para Assuntos Jurídicos e Institucionais.

A mensagem lembra que no outono decorrerá o encerramento formal das iniciativas que marcaram os 50 anos de fundação da universidade, «ao mesmo tempo que se assinalam duas novas efemérides: a celebração do 50.º aniversário da fundação da Faculdade de Teologia e o 40.º aniversário do Centro Regional do Porto».

«A Universidade está a crescer, com um aumento de 4% nas matrículas, sobretudo apresentando um crescimento muito substancial nos cursos de 2º ciclo, mas também com um aumento evidente da atividade e do impacto da investigação. Para acompanhar o crescimento da atividade, estamos a reformar as instalações, a planear novos desenvolvimentos infra-estruturais, em Lisboa e no Porto», refere a missiva.

Isabel Capeloa Gil mostra-se convicta de que «em conjunto e com ambição», a UCP continuará «a criar valor para a sociedade portuguesa», motivada «pela vontade de fazer sempre melhor».

(Pastoral Cultura/Rui Jorge Martins)

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter