Presidente de Malta e Marcelo Rebelo de Sousa visitam Fátima

| 2018-05-16

Presidente de Malta visitou os túmulos dos Santos Francisco e Jacinta Marto

A presidente da República de Malta, Marie-Louise Coleira Preca realizou uma visita de Estado a Portugal e na companhia do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa visitou Fátima.

Os presidentes foram recebidos pelo Reitor do santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas e tiveram a oportunidade para uma breve troca de palavras, no interior da reitoria, sem a presença dos jornalistas.
depois os chefes de estado participaram na missa celebrada na Capelinha das Aparições.

No final a presidente de Malta entregou um ramo de flores a Nossa Senhora e de seguida visitaram os túmulos dos Santos Francisco e Jacinta Marto, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Marcelo Rebelo de Sousa, no final falou com os jornalistas, para reafirmar a ideia de que apesar das “muito boas relações” com Malta, e da influência portuguesa no território, os dois países estiveram demasiado tempo sem se relacionarem.

Relações que só foram restabelecidas, há 50 anos, e após a independência de Malta. Porém, a “descoberta de interesses comuns” é recente.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, a presidente de Malta está “muito interessada em aprofundar as relações com Portugal quer a nível cultural, quer social quer e acima de tudo a nível económico”.  

A presidente de Malta recusou-se a responder às questões dos jornalistas.

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter