PSP realiza Operação “Internet Mais Segura”

| 2019-02-05
Foto: Facebook/PSP

No âmbito deste Dia Europeu da Internet Segura cujo slogan é “Together for a better internet”, a Polícia de Segurança Pública realizou a Operação “Internet Mais Segura” com ações de sensibilização junto das Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclo do ensino básico  do ensino secundário, sobre as precauções para uma utilização segura da Internet.

A PSP tem estado muito atenta ao que se passa no mundo da Internet sujeito a vários tipos de criminalidade, sendo os mais comuns as burlas online, compra e venda de artigos online, falsos arrendamentos, ofertas de emprego/trabalho, falsos empréstimos, etc.

Paralelamente, nas plataformas digitais, a PSP tem lançado várias campanhas de informação/sensibilização, no sentido de alertar para fenómenos que ocorrem nas redes sociais e podem perigar os jovens, com consequências offline. O grande desafio é alertar e prevenir, fazendo ver que cada vez há menos separação entre o mundo offline e o mundo online: são, cada vez mais, um e o mesmo.

A criminalidade virtual, sobretudo quando associada às redes sociais, ainda que possa divergir da vertente física da provocação, ameaça, intimidação e vitimização entre jovens, ou entre jovens e adultos, não é menos real por isso. A internet, não obstante todas as vantagens que proporciona, é assim inegavelmente veículo de enormes riscos.

 

 

Partilhe esta notícia

Subscreva a nossa newsletter